(93) 3515-3902 - (93) 3593-0757
(Vivo) 99235-2323 - (Vivo) 99171-3902
(Oi) 99904-9372

12 Formas básicas de cuidar do motor do automóvelAltamira PA

12 Formas básicas de cuidar do motor do automóvel


Para retirar o máximo rendimento de um carro é necessário zelar pelo bem-estar do motor automóvel. Conheça as 12 formas básicas de cuidar do motor do automóvel e saiba que ao colocá-las em prática está a garantir o melhor desempenho do veículo na estrada e a aumentar a sua vida útil.

1-Verifique o óleo do motor:
Para verificar o óleo do motor tem de abrir o capô do seu automóvel e puxar a vareta do óleo que se encontra junto ao motor. Deve fazê-lo quando o automóvel está frio para ver qual é o nível real do óleo.

2-Mude o óleo com regularidade:
Ao mudar o óleo do seu carro com regularidade está a fazer com que o seu automóvel se mantenha cada vez mais “saudável” e que o seu motor tenha uma vida útil maior.

3-Não sobrecarregue o cárter do motor. Ao encher em demasia o cárter do óleo isso pode conduzir ao sobreaquecimento do motor e daí podem resultar acidentes de viação.

4-Limpe a tampa do óleo:
Quando o condutor efetua a mudança de óleo do seu automóvel, é aconselhável que limpe sempre a respetiva tampa, uma vez que algumas tampas são magnetizadas e levam consigo partículas de metal.

5-Não se esqueça de substituir os filtros:
Existem diversos filtros muito importantes na constituição de um automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros. Todos eles têm como missão a proteção do motor e devem ser substituídos de acordo com as datas do manual do fabricante.

6-Verifique o estado da válvula de ventilação:
A válvula de ventilação é um dispositivo de controlo de emissões em veículos mais velhos e o condutor deve certificar-se que o seu automóvel tem uma. A sua utilização impede danos no motor do carro.

7-Utilize o óleo recomendado no manual do veículo:
O grau de óleo mais pesado não quer dizer necessariamente que seja o melhor para o seu automóvel. O grau de óleo mais leve possibilita uma melhor proteção do motor durante o inverno e provoca menos atrito interno dentro do próprio motor.

8-Assegure o bom funcionamento da transmissão do automóvel:
A transmissão do automóvel é uma das componentes mais importantes de um carro e, como tal, deve estar atento à sua manutenção. O condutor deve alterar o fluido da transmissão automática e deve alterar o seu filtro nos primeiros 8.000 quilómetros e depois a cada 50.000 quilómetros.

9-Considere a adição de óleos refrigeradores:
Os óleos refrigeradores têm um baixo custo e são de extrema importância para o bom funcionamento do radiador e para o aumento da vida útil do motor e da transmissão.

10-Tenha em atenção o estado das velas da ignição:
Com o advento da ignição eletrónica e os computadores de bordo, a parte elétrica do automóvel ficou sobrecarregada e, como tal, é necessário mudar regularmente as velas de um veículo. Em média, é necessário trocar as velas de um automóvel a cada 50.000 quilómetros.

11-Tenha em atenção o estado da correia de distribuição:
A correia de distribuição é essencial para o bom funcionamento de todas as peças automóveis. É fundamental substituí-la segundo a data que consta no manual do fabricante, caso contrário os estragos no motor poderão ser irreparáveis.

12-Limpe o motor do automóvel:
Existem várias razões para lavar o motor e deve fazê-lo de ano em ano ou a cada dois anos. Um motor limpo vai trabalhar melhor e vai permitir que o condutor detete atempadamente uma fuga ou vazamento.